Antigamente não existiam maneiras do síndico se comunicar com os condôminos e moradores em tempo real, as queixas e os problemas iam se acumulando até que chegasse o dia da assembleia para serem discutidos.
Porém, com o avanço da tecnologia, hoje é possível resolver maior parte dos problemas em tempo real, isso tudo por um grupo no Whatsapp, por exemplo. Que o uso do aplicativo melhora a rotina do condomínio, e facilita o trabalho do síndico, é fato, mas vale a pena ficar atento para alguns pontos importantes.
1 – Ao decidir criar um grupo no Whatsapp do seu condomínio, pense em algumas questões: Qual o objetivo principal do grupo? Quem será o administrador (síndico ou moradores)? Será uma ferramenta oficial do condomínio, ou apenas um instrumento de comunicação?
2 – Feito isso, é hora de montar o grupo e enviar as recomendações de uso, ou seja, algumas regrinhas básicas que vão evitar futuros problemas para sua gestão:
• A ferramenta não será a única forma de envio de avisos formais, ou seja, o que for postado no grupo será enviado por e-mail, fixado no mural de recados, ou colocado nos elevadores.
• O grupo é somente para assuntos do condomínio, sendo proibido enviar mensagens relacionadas à política, religião, futebol, humor, correntes, etc.
• Assuntos pessoais deverão ser tratados no privado e não no grupo.
• Não discuta no grupo assuntos que devem ser tratados apenas em assembleias, é de extrema importância saber distinguir.
• A convocação para a assembleia do seu condomínio não pode ser enviada apenas pelo grupo, uma vez que ela possui regras próprias (consulte a sua convenção).
3 – O grupo deve servir apenas para enviar comunicados, informar sobre questões emergenciais, como a falha no controle remoto da garagem, manutenções, lembretes, quadro de utilização das áreas de lazer do condomínio, mudança de funcionários, etc.
4 – É válido deixar o grupo aberto para receber sugestões, críticas e reclamações.
5 – Percebeu desentendimentos dentro do grupo? Sugira que os condôminos e moradores criem outra forma de comunicação, que não seja dentro do grupo oficial do condomínio. Dessa forma, lembre-se de desencorajar mensagens que fogem do foco.
Se você não sabe como criar um grupo no WhatsApp, CLIQUE AQUI e veja como é simples!
Boa tarde. Sou novo inquilino do apartamento 302, bloco 2, do Condomínio Spazio Metrópole, no bairro buritis- BH. Enviar para mim as correspondências, como boleto mensal do condomínio. Obrigado
Olá Marcos,
Sua solicitação foi encaminhada ao setor responsável.
Artigo muito bom, como é uma ferramenta nova praticamente on line, devemos ter consciência que é para todos e não particular. O item 5 considero um dos mais importantes. Nós brasileiros precisamos evoluir muito nessa questão ética, não esquecendo que o grupo de WhatsApp é para o bem e consenso de todos. Aqui no nosso condomínio criei recentemente com foco na segurança e para os comunicados internos. Assuntos particulares são tratados por e-mail personalizado do condomínio (sugestões e reclamações). A reciprocidade tem dado resultado quando os moradores postam assunto relacionado com o nosso dia a dia no entorno do Condomínio.
Sr. Roberto, acreditamos que as novas tecnologias podem agregar valor e facilitar nosso dia a dia. Mas é preciso ter cuidado no uso. É preciso estudo e dedicação pra o melhor entendimento. Parabéns pela iniciativa.
muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns! 😀
Gostei das boas idéias
Obrigado Modestino. Sua opinião é muito importante!
Boa tarde sou condonima no club militar in Bernard de Souza/Vespaziano. Lot 5 da quadra 12.Raramente recebo mensagen do condominium, gostaria de saber mais noticias do dinheiro que pago todos os meses/anos.Por isso chentileza quero ter ascesso Al watsap do condominium.
Desse ja meus agradecimentos.
Maria Iza Pinto Theunissen
Oi Maria, creio que você procura algum grupo de whatsapp do seu condomínio. Não sei informar. Acredito que você deve se informar com o Síndico. Nós da PACTO não temos essa informação. Através do nosso blog levamos conteúdo para todos sobre gestão condominial.
Pingback: Halloween no condomínio: 5 dicas para organizar uma festa incrível! - PACTO Administradora de Condomínios